Olá Caros,
Hoje é aula de reposição, um momento para colocarmos em dia nosso cronograma de atividades, resolvermos alguns exercícios e tirar algumas dúvidas.
Na aula de hoje aproveite para fazer alguns exercícios e exercitar o uso da ferramenta para produzir nossos diagramas.
1)Elabore um diagrama de Caso de Uso e de Classes para o problema descrito a seguir.
Disponível em:
Cenário: Um usuário deseja criar uma aplicação de controle de tarefas para colocar em seu Palm.
As especificações da aplicação são as seguintes:
-O cadastro de cada tarefa contém o número da prioridade, representado por um valor real. Isso permite entrar com valores intermediários. Além da prioridade, o cadastro deve conter: o nome da tarefa, a data limite de execução (se houver), o percentual já concluído e o detalhamento da tarefa. Para cada tarefa há uma lista de itens que descrevem sua execução. Para cada item de execução, cadastram-se:
· O percentual correspondente.
· A descrição da execução
· A data da execução (quando for concluída).
Quando uma tarefa receber 100% de execução, esta deve ser movida automaticamente para a lista de tarefas concluídas, podendo ser apagada, se for o caso.
2) Pretende-se desenvolver um sistema de classificados na Web, onde quem anuncia paga R$ 2,00 pelo anúncio simples de 20 palavras ou R$ 5,00 pelo anúncio destaque de página, que pode conter até 50 palavras e uma imagem. O anúncio fica
disponível por quinze dias.
Um anúncio deve conter o nome do produto, um texto título, o nome do contato, e até dois telefones de contato.
Quem se torna assinante do classificado virtual recebe diariamente em seu e-mail o resumo de ofertas do site.
Para realizar o cadastro no site, o usuário cria um usuário e senha de acesso, preenche seus dados.
Após preenchimento dos dados deverá ser apresentado um boleto de pagamento da primeira mensalidade. Após efetivação de pagamento o usuário colocar novos anúncios. O usuário pode sem estar logado no sistema visualizar qualquer anúncio, e pode incluir um anúncio próprio, desde que informe o login e senha de acesso para autenticação no sistema. Crie um diagrama de Caso de Uso para a situação inicial e um Diagrama de Classes.
3)Uma indústria de bebidas deseja informatizar o seu controle de vendas, procurando vinculá-lo ao processo de produção e controle de estoque.
Construa os diagrama de Caso de Uso, Classe e Sequencia para modelar este sistema, a partir das seguintes informações obtidas num primeiro levantamento de informações:
a)As vendas são realizadas somente por intermédio de vendedores autorizados, que trabalham em regiões definidas pela indústria. Os vendedores são caracterizados por código, nome, endereço, telefone e percentual de comissão.
b)Cada vendedor atende somente uma região, que é exclusiva do vendedor. Uma região é caracterizada por: código, nome e cidades que ela possui. Nenhuma região possui menos que cinco cidades.
c)Os vendedores passam semanalmente consultar seus clientes a respeito de pedidos. Todos os clientes de um vendedor situam-se dentro da região de atuação do vendedor. Clientes são caracterizados por: código, razão social, endereço, cgc, insc. estadual, fone e fax.
d)Os clientes fazem pedidos por intermédio do vendedor de sua região. Um pedido deve especificar pelo menos um produto. Um pedido é caracterizado por data de emissão, data de vencimento, quantidade de cada produto relacionado, valor total de cada produto e valor total do pedido.
e)O controle de estoque/produção da indústria trabalha com a seguinte classificação de itens em estoque: produto embalado, produto intermediário e matéria-prima. Os produtos embalados são caracterizados por: código, nome, quantidade em estoque, embalagem, classificação fiscal, unidade de produção/venda, custo de produção e valor de venda. Os produtos intermediários são caracterizados por: código, nome, quantidade em estoque, unidade de produção/vendas e custo de produção. As matérias-primas são caracterizadas por: código, nome, quantidade em estoque, valor de compra e unidade.
f)Os pedidos de compra feitos pelo cliente somente podem especificar produtos embalados. Todo produto embalado possui uma fórmula, que constituí-se nas quantidades de produtos intermediários e matérias-primas utilizadas para a sua produção. Produto intermediário também possui fórmula, constituindo-se das quantidades de matérias-primas utilizadas para sua produção.
g)O estoque pode sofrer movimentações de entrada e saídas. Movimentos de entrada ocorrem para produtos embalados quando é realizada uma produção ou uma devolução de um produto. Movimentos de entrada para produtos intermediários correm quando é realizada uma produção para suprir posteriormente a produção de produtos embalados. Movimentos de entrada para matérias-primas somente ocorrem quando estas são compradas dos fornecedores da indústria. Movimentos de saída ocorrem para produtos embalados quando estes são vendidos para os clientes. Movimentos de saída de produtos intermediários e matérias-primas ocorrem em contrapartida às produções dos produtos embalados. Assim, um movimento de estoque caracteriza-se por: número, quantidade, data, tipo (venda, produção, devolução e compra). Um movimento está ligado a somente um produto, que obviamente possui muitos movimentos.
h)Uma matéria-prima pode ser comprada de vários fornecedores diferentes. Fornecedores são caracterizados por: código, razão social, cgc, insc. estadual, endereço, fone e fax. As compras são caracterizadas por: número da nota fiscal, data da compra, data de entrega, quantidade dos produtos comprados, valor total de cada produto comprado e valor total da compra.
i)As seguintes funcionalidades são esperadas do sistema:
1.Confecção de pedidos de venda
2.Emissão de relatório de vendas por região
3.Emissão de relatório de comissão a ser paga para vendedor
4.Atualização de estoque de acordo com as movimentações
5.Emissão de relatório de situação atual do estoque
6.Confecção de fórmulas
7.Consulta de movimentos de estoque realizados para um determinado produto (especificando intervalo de data)
8.Emissão de relatório de produção a partir dos pedidos feitos no dia
9.Consulta de histórico de compras realizadas por cliente
10.Emissão de relatório de faturamento bruto mensal